SOB OS SIGNOS DA EXCLUSÃO E DO ELITISMO: DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE DESIGUALDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i2.2021Keywords:
Desigualdades, Escolarização, Exclusão, História da Educação.Abstract
O presente ensaio teórico de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental visa discutir a partir da literatura especializada em uma perspectiva histórica de longa duração, que permite compreender de forma holística os movimentos sociais, políticos e econômicos, com a finalidade de refletir sobre as trajetórias que envolvem os processos de institucionalização da escolarização, evidenciando como tal desenvolvimento foi norteado a partir de premissas desiguais e excludentes. Assim, com uma visada panorâmica, pode ser pensado como interesses outros, na maioria das vezes particulares e do mercado, se sobrepujaram perante ao compromisso ético e de transformação social assumidos pela educação. No decorrer da história, é notado um projeto dual de ensino, que segrega os sujeitos de diferentes classes, reproduzindo as desigualdades e voltado para uma formação direcionada ao trabalho em detrimento da emancipação e integralidade formativa humanas. Nesse sentido, embasados nos documentos legais e em pesquisadas relacionadas a temática, optou-se pelas lentes da História da Educação para se analisar e compreender as faces das desigualdades no que se refere as dinâmicas da sociedade que se inserem no processo de escolarização, no estabelecimento escolar e na relação com os sujeitos, no tocante a aspectos como o acesso, a permanência e a inserção perante ao projeto educacional. A relevância do estudo se inscreve na possibilidade de se refletir sobre as rupturas e continuidades nos diferentes modelos educativos, que nos possibilitam pensar na sociedade e nas suas estruturas, bem como os conceitos que orientaram a formação do cidadão vigentes ao longo do tempo, observando os avanços, os retrocessos e o caminho necessário a se percorrer ainda.
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