SOB OS SIGNOS DA EXCLUSÃO E DO ELITISMO: DIFERENTES PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE DESIGUALDADE NO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i2.2021

Keywords:

Desigualdades, Escolarização, Exclusão, História da Educação.

Abstract

O presente ensaio teórico de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental visa discutir a partir da literatura especializada em uma perspectiva histórica de longa duração, que permite compreender de forma holística os movimentos sociais, políticos e econômicos, com a finalidade de refletir sobre as trajetórias que envolvem os processos de institucionalização da escolarização, evidenciando como tal desenvolvimento foi norteado a partir de premissas desiguais e excludentes. Assim, com uma visada panorâmica, pode ser pensado como interesses outros, na maioria das vezes particulares e do mercado, se sobrepujaram perante ao compromisso ético e de transformação social assumidos pela educação. No decorrer da história, é notado um projeto dual de ensino, que segrega os sujeitos de diferentes classes, reproduzindo as desigualdades e voltado para uma formação direcionada ao trabalho em detrimento da emancipação e integralidade formativa humanas. Nesse sentido, embasados nos documentos legais e em pesquisadas relacionadas a temática, optou-se pelas lentes da História da Educação para se analisar e compreender as faces das desigualdades no que se refere as dinâmicas da sociedade que se inserem no processo de escolarização, no estabelecimento escolar e na relação com os sujeitos, no tocante a aspectos como o acesso, a permanência e a inserção perante ao projeto educacional. A relevância do estudo se inscreve na possibilidade de se refletir sobre as rupturas e continuidades nos diferentes modelos educativos, que nos possibilitam pensar na sociedade e nas suas estruturas, bem como os conceitos que orientaram a formação do cidadão vigentes ao longo do tempo, observando os avanços, os retrocessos e o caminho necessário a se percorrer ainda.

Author Biographies

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Formação de Professores: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência e Narrativas. Aprovado em 1º lugar no edital 3/2019 para Monitor Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado.

Thaís Carneiro Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de Pesquisa 3: Formação Humana, Políticas e Práxis Sociais. Graduada em Pedagogia pela UFV. Foi bolsista do Programa de Iniciação a Docência PIBID/ Pedagogia. Foi voluntária no Programa de Iniciação Científica, onde desenvolveu pesquisas na área da Educação com ênfase em História da Educação Brasileira, Movimento Estudantil e Ditadura Civil- Militar. Integrante do GECCE - Grupo de Estudos dos Clássicos Contemporâneos em Educação e do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Processos Educativos, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV.

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Published

2021-04-13

Issue

Section

Ciências Humanas