AS RELAÇÕES DE PODER NA FORMAÇÃO DA ELITE CAFEEIRA DO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU 1877 - 1896
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2011v4i1.1058Resumo
O presente artigo propõe apresentar um estudo sobre as relações de poder estabelecidas na formação das estruturas políticas de dominação na região leste do Estado de Minas Gerais tendo como foco principal a economia cafeeira. Este material já foi alvo de alguns estudiosos como Maria Efigênia Lage de Resende, o inglês Paul Cammack, o norte americano John D’ Wirt. Entretanto, o nosso recorte temporal (1877 - 1896) estará abrangendo a formação do Município de Manhuaçu, local este de grande disputa de poder e localização geoestratégica para os coronéis administrarem não somente a terra, o café ou as matas, como também o controle de uma estrutura de poder que abriria espaço para controlar e manipular a política coronelística do leste mineiro.
Referências
BATISTA, Núbio Argentino. Manhuaçu, Minha terra adotiva. Manhuaçu: Editora Indústria Gráfica Brasil, 1991
CANO, Wilson. Padrões diferenciados das principais regiões cafeeiras (1850 - 1930). São Paulo: Estudos Económicos, maio/ago. 1985
CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas. São Paulo: Cia. Das Letras, 1990
COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: Momentos decisivos. São Paulo: Editora UNESP, 1999
JÚNIOR, Augusto Pereira da Costa. DELGADO, Ignácio José Coutinho. Perfil da Política no Estado de Minas Gerais (1889 - 1898). Um estudo de caso: A Guerra Coronelística em Manhuaçu. Juiz de Fora: (Monografia) UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), 1995
MEDINA, Ana Maria Vaz de Assis. Diagnóstico Municipal de Manhuaçu. Belo Horizonte: Elaboração: A & M Consultores Associados Ltda, 06/1996, p.05.
MIRANDA, Roberto de Assis. Histórico de Manhuaçu. Manhuaçu: Datilografado, 1997
O JORNAL. A Produção cafeeira em Minas Gerais. Edição comemorativa do Bicentenário do café. Rio de Janeiro, 1919
O MANHUASSU. Guarda Nacional, Manhuaçu: 12, jul.1891.
SAES, Décio. Classe Média e Política na Primeira República Brasileira (1889 - 1930). Petrópolis: Vozes, 1975
SANTOS, Flávio Mateus dos. A República do Silêncio: Manifestações do poder local no leste de Minas Gerais. Caratinga: UNEC, 2009, 1o Ed.
WIRTH, John D. O Fiel da Balança: Minas Gerais na Federação Brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982 (Coleção estudos brasileiros; v. 50), p. 50.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).