ARMAZENAMENTO ADEQUADO DE MEDICAMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE DINÂMICA REALIZADA COM GRUPO DE IDOSOS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Resumo
Introdução: O uso racional dos medicamentos tem pilares a indicação, administração e armazenamento[1]. Este último pilar se faz importante na população idosa em uso de poli farmácia, uma vez que muitas vezes acondicionam os medicamentos em banheiros e cozinhas, os quais são ambientes contraindicados para tal, podendo afetar o sucesso terapêutico[2]. Existem algumas formas farmacêuticas termos sensíveis, insulinas e colírios, às quais o meio de conservação é na geladeira, na parte interna, uma vez que na porta há muita variação de temperaturas podendo originar inconformidades no uso seguro desses medicamentos ou até mesmo falha terapêutica[1]. Diante do exposto, observou-se a necessidade de realizar uma dinâmica com o grupo de idosos frequentadores do Centro de Referência de Assistência Social com o objetivo de orientá-los quanto ao armazenamento adequado dos medicamentos e sua devida importância. Metodologia: Foi realizada uma dinâmica com idosos do Centro de Referência de Assistência Social em que foi utilizado uma geladeira feita de isopor e imagens de medicamentos distintos que usuários deveriam escolher e indicar em qual posição da geladeira acreditavam que aquele item escolhido estaria mais adequadamente armazenado. Em seguida, com auxílio de uma geladeira gabarito, foi explicado o local ideal e sua devida explicação sobre a importância do cuidado no armazenamento dos medicamentos na geladeira. De maneira expositiva, por meio de diálogo foi perguntado aos usuários onde eles costumavam guardar os medicamentos e foi explicado sobre o local correto e também sua importância. Resultados: Durante a dinâmica e no diálogo foi possível observar que muitos usuários guardavam os medicamentos na porta da geladeira, o que poderia ter influências sobre o uso adequado de tal, devido a variação de temperatura. Foi possível a construção do conhecimento a respeito do tema e a possibilidade deste saber atingir os familiares e amigos. Conclusões: A dinâmica realizada foi de suma importância para os usuários supracitados, visto que é uma prática simples, porém de grande importância de compreensão e aplicação.
Referências
. PINTO, Vanusa Barbosa. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Armazenamento e distribuição: o medicamento também merece cuidados. Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica, v. 1, n. 12, p. 978-985, 2016.
LIMA, Geandra Batista; NUNES, Lívio César Cunha; BARROS, José Augusto Cabral de. Uso de medicamentos armazenados em domicílio em uma população atendida pelo Programa Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 3517-3522, 2010.
PALAVRAS-CHAVE: Armazenamento; Centro de Referência de Assistência Social; Geladeira; Idosos; Medicamentos.