ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DA DOENÇA PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV) EM IDOSOS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 5 ANOS
Resumo
Introdução: A doença pelo vírus da imunodeficiência humana é uma patologia crônica e sexualmente transmissível que ainda é um desafio para as autoridades de saúde. Nos idosos, essa infecção viral não tem a devida repercussão pela ausência de suspeita e, por isso, é importante analisar esse estudo epidemiológico. Nesse sentido, o objetivo desta análise é avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes idosos internados devido à doença pelo vírus da imunodeficiência humana, no Brasil, nos últimos 5 anos. Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado entre maio de 2015 a maio de 2020, utilizando o Sistema de Informação Hospitalar (SIH/DATASUS), além de referencial teórico por meio de levantamento bibliográfico nas plataformas PUBMED e Scielo. Resultados: Entre 2015 a 2020, 10.845 casos da doença pelo HIV entre idosos foram notificados, sendo 4.082 casos do sexo feminino e 6.763 do masculino. A região sudeste foi responsável pelo maior número de casos (3.870). Em relação à faixa etária, prevaleceu o grupo entre 60 a 69 anos (com 8.418 casos), e no que tange à etnia os pacientes autodeclarados como brancos (4.062). Conclusão: Nota-se que houve um registro aproximado de
2.169 casos por ano em 5 anos da doença entre idosos no país. Tal fato reforça a importância dos programas de prevenção e do tratamento precoce dessa patologia. Portanto, programas de ação preventiva que contemplem o público idoso são necessários no combate à doença pelo HIV.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2006. Acesso em 17 julho 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pd f.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). Disponível em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=02.
SANTOS, Alessandra Fátima de Mattos; ASSIS, Mônica de. Vulnerabilidade das idosas ao HIV/AIDS: despertar das políticas públicas e profissionais de saúde no
contexto da atenção integral: revisão de literatura. Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.14 no.1 Rio de Janeiro jan./mar. 2011.