A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO BÁSICA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO ENTRE IDOSOS
Resumo
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível oriunda da falha de mecanismos hormonais, inviabilizando diversos processos metabólicos1. Dentre as complicações advindas do diabetes, a principal é o pé diabético, resultado de processos de destruição tecidual, ulcerações e inflamações associados a desequilíbrios neuro-humorais, os quais podem levar à amputação de membros inferiores2. Este trabalho tem como objetivo revisar na literatura científica a importância da Atenção Básica no processo de autocuidado dos pés de idosos portadores de DM. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão da literatura, onde foi realizada a busca de artigos científicos publicados no período de 2014 a 2019, em periódicos científicos disponíveis na BVS, SciELO, LILACS e PubMed. Os critérios de elegibilidade foram: artigos encontrados com os descritores em inglês “Primary Health Care” and “Diabetic Foot” and “Primary Prevention” and “Aged” e em português “Atenção Primária à Saúde” and “Pé Diabético” and “Prevenção Primária” and “Idoso”, considerando trabalhos publicados de 2014 a 2019, em inglês e português. Os critérios de exclusão foram estudos que não possuíam texto completo nas bases de dados pesquisadas, que não possuíam relação com o tema abordado, outras revisões, estudos sem intervenções e artigos duplicados. Resultados e Discussão: Foram encontrados 94 artigos, dos quais 6 foram selecionados por estarem dentro dos critérios de inclusão. Os estudos analisados mencionam os benefícios da educação em saúde, mostrando-a ser uma ferramenta eficaz para levar informações aos pacientes com diabetes acerca de suas complicações e das necessidades do autocuidado. Ao observar os níveis socioeconômico e escolar da população portadora de doenças crônicas não transmissíveis como o DM, percebe-se que a importância da avaliação dos pés por um profissional em conjunto com as barreiras impostas pelo capital são responsáveis por impedir ou lentificar a minimização dos quadros das complicações dermatológicas e vasculares advindas da neuropatia diabética, já que as diferenças de renda são variáveis importantes na falta de recursos dos indivíduos diante da resolução de iniquidades do processo saúde-doença3. Além disso, algumas outras estratégias na educação em saúde como discussão, apoio social, visitas domiciliares e telefonemas provaram melhorar significativamente o efeito dos programas educacionais4, associadas com a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde acerca dos dispositivos metodológicos que norteiam o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC)5. Conclusão: Mediante a análise dos achados, sugere-se que as estratégias de educação em saúde realizadas na Atenção Básica utilizadas para intervenção nos pacientes com Diabetes Mellitus garantam o entendimento dos mesmos acerca de como lidar diariamente com suas limitações sensoriais.
Referências
Inzucchi SE, Sherwin RS. Diabetes Mellitus Tipo 1. In: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. (Orgs.). Cecil Tratado de Medicina Interna. 23. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
Silva LW, Pereira SF, Squarcini CF, Souza DM, Souza FG, Caravaca-Morera JA. Cuidados de los pies de personas con diabetes mellitus: acciones protectoras vinculadas a la promoción de la salud. Enfermería: Cuidados Humanizados, v. 5, n. 2, p. 12-18, 2016.
Buss PM, Filho AP. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: revista de saúde coletiva, v. 17, p. 77-93, 2007.
Sharoni SK, Minhat HS, Zulkefli NA, Baharom A. Health education programmes to improve foot self‐care practices and foot problems among older people with diabetes: a systematic review. International journal of older people nursing , v. 11, n. 3, p. 214-239, 2016.
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